A Oka Manaká nasceu em setembro de 2020 (iniciando suas atividades, efetivamente em maio de 2021), em meio à pandemia de Covid-19. Essa ideia ganhou vida a partir das sementes lançadas por outro projeto que tinha a mesma essência e encerrava seu ciclo de atuação, como na natureza as árvores grandes formam o solo para os arbustos se nutrirem e florescerem. Junta-se a isso a inquietação de um casal de professores, pais de duas, que acreditam na sabedoria natural da criança, desde seu nascimento. Por isso, veem a infância como um lugar sagrado que deve ser vivido com muito respeito, direito à alegria e à autonomia. Para além disso, a vivência de educação junto à natureza, que se intensificou com a chegada da primeira filha, reafirmou a crença na potência que há em cada ser é agregadora para cada indivíduo e para a comunidade.
A Oka Manaká é um Território Autônomo de Desenvolvimento da Natureza Humana, ou seja, um espaço em que a natureza, as infâncias e as culturas brasileiras se entrelaçam formando um solo propício para as aprendizagens germinarem de forma harmônica, orgânica e plena de sentido. Nos reconhecemos como um lugar de reencontro com o que há de mais salutar na Terra: a água, o fogo, a terra e o ar aliados a uma boa alimentação orgânica e vegetariana. Um espaço que acredita na potência humana, no encontro criança e natureza e na revolução do brincar com o corpo em liberdade.
O coração deste Território pulsa em um belo Pomar de Infância. Aqui trabalhamos com um ritmo semanal, acolhendo crianças de 02 a 06 anos de idade. Passamos as tardes brincando, aprendendo e nos desenvolvendo de forma natural, horizontal, recíproca e respeitosa. Acreditamos nas potencialidades individuais e no despertar de interesses através da interação entre as crianças, em um grupo multietário.
Acompanhando as teorias pedagógicas contemporâneas, que trazem um olhar mais humano e holístico sobre a natureza da criança e suas aprendências, a Oka Manaká germina com a intenção de criar um território que valorize as múltiplas infâncias. Para tanto,em nossa práxis, priorizamos as experiências telúricas, o encontro ao ar livre, os pés descalços, a criatividade e a cultura popular brasileira. Sobretudo, instigando a autonomia, o autoconhecimento e a auto-regulação, além do cuidado de si, do outro e da terra.
Também somos um solo fértil na busca de novos horizontes, saberes e fazeres, que se propõe à pesquisa e ao desenvolvimento de práticas de pedagogias ecológicas, holísticas e brasileiras. Além disso, busca desenvolver uma metodologia baseada na escuta, na observação da criança e a sua interação radical com a natureza.
Enfim, a Oka Manaká é um território de cuidado, de afeto e de muito respeito às infâncias. “ É um lugar para a criança espraiar a sua natureza em liberdade”.