Quintal Brincante

Por okamanaka

De segunda a sexta-feira, crianças de 02 a 06 anos de idade, passam suas tardes em comunhão com a Natureza, em uma área de 2ha na região do extremo sul de Porto Alegre. Trabalhamos com um ritmo semanal, proporcionando encontros diários das 13:30 às 17:30.

 No entanto, nos diferenciamos significativamente da cultura hegemônica dos espaços de educação infantil convencionais, pois temos como perspectiva o desemparedamento das crianças,  priorizamos as vivências ao ar livre e o brincar com os elementos da Natureza, pois entendemos que o encontro com o que é natural gera prazer, alegria e conexão. Por esse motivo, trabalhamos para integrar a criança nesse universo do qual faz parte e que anseia por biofiliar-se.

Educar para a felicidade é o objetivo do Quintal Brincante da Oka Manaká. Brincando em meio à natureza as  crianças exploram o ambiente, suas potencialidades e experimentam diferentes formas de se realcionar com quem está em seu entorno, dessa forma desenvolvem a autonomia, a autodescoberta e a capacidade de autogestão e autorregulação

Além do livre brincar, são realizadas atividades como trilha, preparo de pães, pintura em aquarela e capoeira, sempre buscando o desemparedamento da educação e a descolonização das nossas práticas. 

Na Oka Manaká, são construídos vínculos afetivos entre as crianças e também com os adultos que as acompanham e que oferecem a elas disponibilidade emocional para que seu desenvolvimento seja potencializado em um ambiente simples analógico, distante das telas e próximo da terra, possibilitando que a natureza da criança se mantenha viva por mais tempo. 

tempo da infância é outro pilar que guia as nossas ações educativas. O desejo de cada criança é o que orienta o nosso trabalho. E desse modo, fazemos dessa experiência um percurso para trilharmos encontros que nos levam à aprendências mútuas, cujas trocas de saberes entre adulto e criança (de diferentes idades) acontecem organicamente e de forma horizontal e singular.


Dentro da nossa visão de trabalho, percebemos a criança como um ser da natureza e da cultura, um ser cósmico e ecológico, que anseia em manifestar a sua essência em liberdade. Assim como o Sol, a criança do primeiro setênio é pura vitalidade, calorosa e expansiva. Ela vive o presente, almeja realizar, fazer e concretizar. A criança desperta para o seu dia com o intuito de experimentar e de ressignificar o mundo ao seu redor.

Kaká Werá revela em seus estudos que: seres humanos, árvores, serras, rios e mares são um só corpo com ações interdependentes. E essa visão fortalece e embasa o nosso trabalho que tem como tarefa integrar a criança no Universo do qual ela pertence. Morim e Steiner também contribuem para esse pensamento quando falam da constituição humana, que somos seres composto por terra, água, ar e fogo. Desse modo, acreditamos no potencial da Natureza como um agente educador e que contribui para o desenvolvimento integral da criança que anseia em viver as suas experiências com o mundo natural.

Nosso Quintal é um ninho cujo chão de terra batida acolhe os pés descalços das crianças, que correm e se movimentam pelo espaço em total liberdade e segurança.  Animais silvestres, como pássaros, borboletas, bugios e lagartas nos visitam com grande frequência

Assim, a criança e o Sol representam, para nós, essa força cósmica e vital, que todos os dias, ao despertarem pela manhã, nutrem os nossos corações de amor, coragem e de esperança.

O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo do coração

(Kaká Werá)