Na última sexta-feira encerramos o ciclo do Sol em Touro, do elemento terra e do sentido do tato.
No Pomar de Infância da Oka Manaká a Natureza é a grande mestra. A partir das constelações zodiacais planejamos nossas propostas de encontros com as crianças. Assim, cada ciclo é regido por um signo e seu elemento natural, também por um dos 12 sentidos (elencados por Rudolf Steiner), e um dos 12 princípios da permacultura. Essa combinação traz qualidades anímicas específicas. Também escolhemos um verso que “traduza” esse momento. Além de trazer rotineiramente histórias e contos que reforcem o que vivenciamos junto à natureza.
Na última sexta-feira encerramos o ciclo do Sol em Touro, do elemento terra e do sentido do tato.
Com a chegada do Sol na constelação de Touro, tivemos como tema gerador dos nossos encontros o elemento Terra.
O elemento terra está relacionado ao sentido do tato, Para atender as necessidades anímicas das crianças, planejamos as nossas brincadeiras, brinquedos e a preparação do território com o intuito de potencializar os estímulos sensoriais relacionados a esse sentido.
Sentido do Tato: O Tato é um sentido físico relacionado aos receptores superficiais e profundos que se estendem por toda a nossa pele. Na criança, esse sentido é fundamental para ela adquirir a noção dos limites, de proteção e discriminação de peso, texturas e temperatura.
Qualidades anímicas: Traz o limite de si, tão importante para poder respeitar o limite do outro. Traz a sensação de confiança (estar em casa), segurança no mundo, nas pessoas, no outro; confiança na existência; veneração e devoção.
Princípio da permacultura: Use os limites e valorize o marginal
Histórias que utilizamos para nutrir o corpo anímico das crianças. Kiriku e o Búfalo de Chifres de Ouro (Michel Ocelot) e Os três lobinhos e o porco mau (Eugene Trivizas). Ambas são histórias que trazem a ideia de edificação da casa/corpo e que geram forças salutares no desenvolvimento das crianças.
Verso
“Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor”
(Cora Coralina)
Que venha a constelação de Gêmeos e todo o seu Ar!